Selecionadas por edital da ApexBrasil compõem a maior delegação já organizada pela Agência para o evento, que ocorre entre os dias 1 e 4 de novembro, em Lisboa, Portugal
Uma das maiores e mais importantes conferências de tecnologia, inovação e empreendedorismo no mundo, o Web Summit Lisboa 2022, será o destino de missão com um total de 70 empresas, sendo 57 startups e 13 empresas inovadoras levadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), organizadora da participação do Brasil no evento. É a maior delegação liderada pela Agência desde 2018, ano da primeira participação na conferência.
A agenda da Missão contempla ações de negócios e de imersão no ecossistema de inovação de Portugal. A participação do país no Web Summit 2022 é representada pelo Pavilhão Brasil Inovador, organizado pela ApexBrasil, pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pela Embaixada do Brasil em Lisboa, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e a Softex, com o apoio de outras instituições brasileiras. O Pavilhão terá espaço de 225 m2 e servirá de ponto de encontro entre os brasileiros no evento, local de referência para reuniões de negócio e palco para exibição das muitas inovações que o país levará à Europa na ocasião.
O conjunto de participantes da delegação brasileira é formado por empresas dos mais diferentes setores econômicos e envolve fintechs, agritechs, healthtechs, iniciativas voltadas para a biotecnologia, tecnologia da informação, dados, etc. Também é composto por companhias de diversos estados de quatro regiões do país. Durante o processo seletivo para a formação do grupo, nove empresas apresentaram melhores resultados e, por consequência, somaram mais pontos nos quesitos Inovação da Solução; Tração e Investimento; Atuação Internacional; e Apresentação da Empresa. São elas: Cuponeria, Implanta IT Solutions, SUTHUB, Yazo, Pix Force, Myndware, Everlog, AI Robots e Alana AI.
Além de palestras exclusivas no espaço brasileiro, a programação organizada pela Agência tem entre seus destaques rodadas de negócios com investidores e compradores internacionais. O Web Summit Lisboa, que neste ano ocorre entre os dias 1 e 4 de novembro, é tido como vitrine para a promoção da inovação pois é um evento internacional que congrega CEOs de empresas de tecnologia, startups em rápido crescimento, investidores e outros tomadores de decisão. A conferência propõe debates sobre a inovação, a rápida transformação digital do planeta, e os próximos passos e desafios tecnológicos na indústria.
O Pavilhão Brasil Inovador apresentará aos visitantes e investidores a transformação pela qual o país está passando, além de evidenciar o ecossistema de startups provedor de soluções tecnológicas e globais.
De olho no forte crescimento do ambiente de inovação no país, a ApexBrasil atua para fortalecer e ampliar a participação de empresas disruptivas no mercado global. A missão à Lisboa, em Portugal, um dos países mais receptivos às startups inovadoras, também é uma forma de contribuir para o cumprimento desse objetivo.
“De 2015 para cá, o número de startups no Brasil mais do que triplicou, chegando a 13.700 empresas em 2022, e continua em crescimento. Pelo menos 30% das startups brasileiras estão em fase de tração ou scale-up, com maturidade para internacionalização. É um perfil de empresa que tem grandes oportunidades ao olhar para fora, por isso é de grande importância para a ApexBrasil”, explica a gerente de Competitividade da Agência, Clarissa Furtado.
Dia da Inovação
O primeiro dia da Web Summit coincide com o Dia da Inovação Brasil-Portugal, data marcada para a realização de um ciclo de palestras e rodadas de negócios para potencializar o conhecimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação português, com apresentações dos maiores e mais relevantes players do país. O evento acontecerá em 1º de novembro, entre 9h e 19h, e será organizado em parceria entre o Sebrae, ApexBrasil e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE).
A programação inclui apresentação de cases, pitches de startups brasileiras e painéis sobre os ecossistemas de inovação no Brasil e em Portugal, financiamento de startups e investimentos cross border.
Papel da ApexBrasil
A ApexBrasil atua com startups brasileiras desde 2017, com o objetivo de promover e facilitar a inserção desse tipo de empresa no cenário internacional. Para isso, executa iniciativas que promovem capacitações e também conexões com possíveis parceiros, sejam eles compradores, investidores, aceleradoras, incubadoras ou outros agentes de relevantes ecossistemas de inovação globais.
Em parceria com o MRE, Ministério da Economia, Sebrae e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a ApexBrasil desenvolve o programa StartOut, que realiza ciclos de capacitação e imersão de startups brasileiras em mercados de destaque nesse tema. Já foram realizados, desde 2018, 13 ciclos de imersão em nove países, atendendo a 220 startups e com uma geração de US$ 16 milhões em negócios. Além disso, organiza e coordena a ida de startups a feiras de tecnologia e inovação e, neste ano, lidera a maior participação brasileira no Web Summit representada por um pavilhão de 225 metros quadrados.
Ao contribuir com o desenvolvimento das startups, a ApexBrasil também contribui para aumentar o grau de inovação da economia brasileira e a inserção dessas inovações e tecnologias em todo o mundo. Há, ainda, impacto no desenvolvimento econômico e social e reforço na imagem do Brasil no exterior como um país que desenvolve soluções inovadoras e úteis para pessoas e sociedades em todo o globo.
Web Summit
Criado em 2009, em Dublin, na Irlanda, o Web Summit se tornou o maior evento de tecnologia da Europa e uma das maiores e mais importantes conferências de tecnologia, inovação e empreendedorismo no mundo. Em 2016, passou a ser realizado em Lisboa, Portugal. Após 12 anos de existência, 744 mil pessoas já participaram do Web Summit e mais de 25 mil startups foram impactadas.
O Web Summit foi criado para estabelecer laços significativos entre os CEOs, fundadores de empresas inovadoras, investidores, mídia, políticos e figuras culturais que estão remodelando o mundo. Nesse ambiente, é possível aprender e se desenvolver, fortalecer a rede de contatos e divulgar a própria marca em pitches distribuídos na programação.
Devido à pandemia, a edição de 2020 foi realizada virtualmente, mas, em 2021, voltou a ser realizado com a presença do público, reunindo mais de 40.000 pessoas e mantendo as ofertas originais: palestras sobre os temas afetos às empresas de base tecnológica, exposição de grandes empresas e instituições internacionais, promoção de conexões entre empresas e investidores, capacitações, oportunidades de divulgação para startups, e promoção da imagem das instituições apoiadoras.
Neste ano, o Web Summit espera 70 mil participantes de mais de 160 países, além de reunir 900 palestrantes, 2 mil startups e mil investidores. Ele ocorrerá no Altice Arena and FIL, às margens do Rio Tejo, em Lisboa, das 9h às 17h, entre os dias 1º e 4 de novembro de 2022.