Incentivando novos talentos, Happy premia aluna vencedora da Mostratec para representar o Brasil em Dallas – Texas, na Feira Internacional Broadcom Masters
Estima-se que 85% dos trabalhos que existirão em 2030 serão novos e 84% dos líderes de hoje esperam que todos os seus funcionários sejam especialistas digitais, aponta o estudo “Projetando 2030: uma visão dividida do futuro”. Com as novas demandas tecnológicas e uma sociedade imediatista, o mercado de trabalho busca novos tipos de liderança que supram essa realidade que se transforma a cada dia, onde, para formar tais profissionais, a educação deve ser o principal pilar.
Após a pandemia, 71% dos executivos reconhecem que precisam mudar o estilo de liderança e 24% citam a liderança pelo exemplo como aspecto essencial para manter o engajamento, aponta pesquisa da AMCHAM, esse aspecto essencial para motivar os colaboradores, que impacta no crescimento da instituição.
“Para a formação de líderes do futuro, é necessário desenvolver o pensamento crítico para as áreas futuristas, por isso um aluno não deve se prender aos padrões de ensino tradicionais, mas contar com as inserções de tecnologias e metodologias ativas que o tragam como protagonista. Nós, da Happy, queremos formar pessoas que saiam das suas bolhas, que sejam capazes e possam mudar o mundo”, explicou Otoniel Reis Filho, Gran Mestre e Diretor de Operações da Happy
O termo “líderes do futuro” refere-se a profissionais que entraram no mercado para que tenham uma visão integrada às tendências, comportamento exemplar, capacidade de inovação e criatividade, flexibilidade, senso colaborativo e, principalmente, adaptabilidade. É neste sentido que a Happy prepara o aluno, desde cedo, para torná-lo um profissional competente e confiante para lidar com as adversidades, através de uma metodologia ativa que o prepara para o sucesso.
Com base nessas metodologias ativas, a Happy pretende compartilhar nas grades acadêmicas de todas as escolas do Brasil, para que todo o aluno tenha um ensino que aprimore as suas hard e soft skills, ao promover um ensino mais dinâmico, divertido e com ferramentas tecnológicas modernas.
Estas são técnicas de aprendizado que ajudam no processo de retenção de conhecimento do aluno e o coloca como peça-chave no aprendizado. O termo “metodologias ativas” na categoria de empregos e educação teve um aumento na procura de 31% no último ano, segundo a pesquisa do Google.
Escolas que investem na metodologia ativa geram resultados positivos e retém talentos de seus alunos. Vítor Cândido, franqueado da unidade Happy de São Leopoldo/RS, reforça como essa metodologia pode ser eficiente, exemplificando a MOSTRATEC. “A maior feira de tecnologia e ciência da América Latina, que aconteceu em outubro, na qual a Happy, maior hub educacional do Brasil, foi patrocinadora da Feira, premiou o melhor projeto dos alunos do Ensino Fundamental I e II de todo o Brasil, proporcionando uma passagem aérea para que a aluna vencedora participe da Feira Internacional Broadcom Masters”, contou Vítor.
A vencedora na categoria de Biologia Celular e Molecular, Microbiologia, Luiza Nabarro Ikeda Silva, vai representar o Brasil em Dallas – Texas, na Feira Internacional Broadcom Masters. Seu projeto teve como objetivo discorrer sobre desenvolvimento de compostos para quebrar barreiras de bactérias super resistentes e apresentou a Fluopsina C como o bioativo no controle de bactérias mais promissoras.
A feira internacional é um programa da Society for Science, que promove o encontro da nova geração de cientistas, engenheiros e inovadores do mundo, que são alunos do ensino médio, inspirando-os a continuar sua busca por meio das ciências e engenharia. Esse ano, a feira teve 30 finalistas que, ao todo, levaram para casa mais de US$100.000 em prêmios.
Diante dessa grande relevância, a Consul e Diretora de Tecnologia Educacional da Happy, Debora Inouye, separou 5 exemplos da metodologia ativa utilizada no maior Hub Educacional do Brasil:
- Solucionar problemas: A ideia é que as aulas tragam problemas do cotidiano para serem solucionadas a partir de 3 etapas: compreensão, obstáculo e resolução.
- Aprendizagem baseada no desenvolvimento de projetos: Como o nome diz, o aluno aprenderá por meio de projetos desenvolvidos em equipe ou solo, estimulando o pensamento e a proatividade.
- Estrutura das salas: Colocar o aluno como protagonista, desenvolvendo as aulas por meio de temas previamente selecionados pelo professor ou seminários em grupo, em uma sala dinâmica.
- Gamificação/Programação: Estimula o pensamento crítico e estratégico por meio de jogos tradicionais ou tecnológicos, incentivando o aluno a ir atrás de objetivos e respostas.
- Estudo do caso: Estudo de casos apresentados pelos alunos com auxílio do professor, a fim de gerar compreensão e resolução do tema apresentado e discutido.
Quer que seu filho se torne um líder do futuro a partir de uma metodologia ativa?! Conheça a Happy, maior Hub Educacional do Brasil, aqui!