Empresa é referência em inovação no setor de alimentos, e adota iniciativas em toda a cadeia para tornar os processos ágeis, simples e eficientes.
São Paulo, abril de 2024 – No próximo dia 21, domingo, é celebrado o Dia Mundial da Inovação. A data foi criada pela ONU e tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre o papel da criatividade e inovação em todos os aspectos do desenvolvimento humano. A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, tem avançado cada vez mais na sua jornada de Inovação e Transformação Digital, com ações e iniciativas que buscam apoiar o crescimento sustentável e a eficiência do negócio, oferecendo de forma cada vez mais eficiente e rentável, alimentos de qualidade aos consumidores, do campo à mesa.
A inovação como um processo
A BRF conta com o Digital Lab, espaço destinado à inovação e co-criação para identificar as oportunidades tecnológicas na empresa. Por meio de sessões de design thinking e metodologia ágil, a companhia promove encontros entre diferentes áreas para desenvolver sessões de descobertas e experimentos de soluções digitais que podem ser aplicadas em iniciativas estratégicas e no dia a dia dos colaboradores.
Para contribuir com as diferentes células de inovação espalhadas pela cadeia da BRF, foi criado o Hub BRF. O time é responsável por identificar desafios estratégicos para a Companhia e levá-los para startups, empreendedores e acadêmicos que tenham soluções interessantes. Desde sua criação, em 2019, o Hub BRF já acumula mais de 670 conexões com startups e pesquisadores, 25 projetos implementados e 12 prêmios de inovação.
“Inovação exige colaboração. Por isso, contamos com diversas parcerias na jornada de inovação da Companhia. O Hub BRF participa ativamente do ecossistema de inovação global e acreditamos que esse é um pilar chave para capturar soluções de forma ágil e com maior eficiência de capital. Uma importante iniciativa é o Programa de Desafios, que neste ano, chegou a sua 5ª edição. O programa atua de forma transversal na Companhia para solucionar dores e trazer melhorias, seja na operação ou no corporativo”, explica Aysu Bilgin, head global de Estratégia, Insights e Novos Negócios da BRF.
Ao olhar para o desenvolvimento de produtos, a Companhia conta com times multidisciplinares, que incluem áreas de Consumer and Market Insights, Marketing de Inovação, Consumer Science e Pesquisa & Desenvolvimento. Parte desse time fica alocado no Centro de Inovação, localizado em Jundiaí – SP. No local, são conduzidos estudos periódicos para o aprimoramento dos produtos da empresa. O complexo, com mais de 1.000 m², é considerado um modelo de sustentabilidade e tecnologia da construção civil e é dividido em quatro áreas: criação e pesquisa, aplicação, cozinha e análise sensorial.
Cases de sucesso
A jornada de inovação e transformação digital está presente em toda a cadeia da empresa, desde o início do processo até o lançamento de novos produtos. Nessa frente, a BRF lançou a linha Sadia “Hot Bowls” com massas prontas nas versões “Hot Dog”, “Carbonara”, “Almôndegas” e “Bacon e brócolis” e, mais recentemente, “Pork Barbecue”.
O processo de desenvolvimento da linha contou com diversas ações, desde pesquisas para detectar as tendências de consumo mundial, passando por estudos realizados em restaurantes para entender as preferências de cardápios e pratos mais pedidos no dia a dia, equipe de chefs, até chegar no consumidor final, colocando-o no centro do projeto. Após o mapeamento e resultado de todas as pesquisas, a equipe de chefs da BRF fez uma seleção de receitas, sendo que para este primeiro momento foram escolhidas quatro opções de sabores com a participação do consumidor.
Na etapa seguinte, foram realizados testes internos que permitiram constatar a procedência sustentável, bem-estar animal e certificação social para garantir a segurança e os padrões de qualidade da BRF. A etapa final ocorreu com a escolha do nome que foi chancelada pelo próprio consumidor, personagem-chave que esteve ativo e participativo em diferentes momentos do projeto.
“Na BRF temos uma escuta ativa sobre novas demandas e tendências de consumo. Com nosso time de insights, Consumer Science e Centro de Inovação, conduzimos estudos que permitem alcançar grandes conquistas no sentido de atender as necessidades do consumidor, que é nosso foco central”, destaca Carolina Furlan, gerente executiva de Inovação da BRF. Para a entrada da linha “Hot Bowls” no portfólio da Sadia, foram mapeadas tendências mundiais, com muitas áreas envolvidas, desde equipes de inovação, sustentabilidade, ciência e chefs, além de pesquisas com consumidores para entender o melhor formato de apresentação do alimento no mercado.
Para chegar até este formato de bowl, as análises de mercado foram essenciais e teve a participação do consumidor, inclusive na escolha do nome do produto. 86% das pessoas entrevistadas aprovaram “Hot Bowls”.
Cultura de Dados e Informações
Além de iniciativas voltadas para negócios, a Jornada de Inovação também está presente na Experiência do Colaborador para criar uma cultura de dados e informações. Logo no processo seletivo, o candidato pode obter mais informações sobre as vagas disponíveis pelo chatbot Theo. Caso seja aprovado, o fluxo de admissão é conduzido de forma 100% Digital. Mais de 50 mil contratações já foram feitas no novo formato, evitando a impressão de 800 mil documentos, além de agilizar todo o processo.
Todas as dúvidas sobre RH podem ser tiradas com a Flor do RH, a assistente virtual que usa Inteligência Artificial e Machine Learning para responder as dúvidas dos cerca de 100 mil colaboradores da empresa. A plataforma realiza, em média, 150 mil atendimentos por mês, com um milhão de mensagens trocadas, e oferece diversos tipos de serviço, como emissão de folha de pagamento, recebimento de atestado e informações sobre as metas individuais.
A cultura de dados também está presente na relação com os produtores da empresa. Um exemplo é o uso de modelos preditivos e algoritmos de machine learning para prever o peso médio de abate de frangos. Por meio dessa inovação, a BRF pode planejar e alcançar o melhor custo-benefício entre tempo de alojamento e o momento apropriado para o abate, conquistando um importante diferencial competitivo.
Antonio Cesco, Diretor de Tecnologia e Transformação Digital da BRF, comentou sobre os benefícios que as iniciativas trouxeram para a empresa: “criar uma cultura digital, ágil e orientada por dados é parte da nossa estratégia. Para fortalecer essa visão, investimos na nossa jornada de transformação com a criação de soluções inovadoras que impactem diretamente o dia a dia dos colaboradores e nossa cadeia de valor. Utilizando análises avançadas de dados e inteligência artificial, otimizamos processos e aumentamos a eficiência operacional, garantindo, ao mesmo tempo, uma experiência simples e intuitiva com recursos mais personalizados e inclusivos”, conclui ele.