Anualmente, cerca de 30 mil produtos chegam ao mercado, mas a esmagadora maioria, 95%, não sobrevive. Esse dado alarmante, destacado por Clayton Christensen, da Harvard Business School, revela um cenário desafiador, em particular para startups e pequenas e médias empresas (PMEs), onde um erro de lançamento pode ter consequências devastadoras.

Para João Zanocelo, cofundador da BossaBox, o problema não está na ideia, mas no processo. Em um novo material, ele lista os 6 erros mais críticos que colocam lançamentos digitais em risco, revelando falhas comuns que minam até produtos promissores.

Por Que Seu Produto Digital Falha? Descubra os 6 Erros Mais Comuns:

“O que derruba um lançamento hoje não é a ideia errada, é o processo errado. A gente vê muito produto com potencial ficando pelo caminho porque o time trava em alinhamento, perde timing ou não consegue transformar hipótese em entrega com tração. E isso acontece tanto em startups quanto em empresas já consolidadas”, aponta João Zanocelo, cofundador e VP de Produto e Marketing da BossaBox, consultoria referência no modelo de squads-as-a-service no Brasil.

1. Ignorar pesquisas e testes com usuários

É comum roadmaps serem definidos por intuição ou demandas comerciais, ignorando o usuário final. Essa falta de contato com o mercado leva a funcionalidades inúteis e posicionamento desalinhado, frequentemente por ausência de um processo de discovery adequado.

2. Não entender a persona com profundidade

Ter um público-alvo apenas com dados demográficos é um erro. É preciso compreender os interesses, dores e comportamentos dos usuários para ajustar o posicionamento e aumentar as chances de conversão.

3. Desorganizar os processos internos e negligenciar metodologias ágeis

O uso de sprints e cerimônias ágeis precisa ser levado a sério. Sem alinhamento entre times e etapas bem planejadas, o lançamento pode ser comprometido por atrasos e retrabalhos.

4. Falta de métricas para tomada de d são

A ausência de indicadores cruciais como CAC, LTV, taxa de conversão e market share no lançamento impede ajustes ágeis e decisões estratégicas. Sem métricas de negócio claras vinculadas ao produto, mesmo um lançamento bem executado pode falhar em gerar tração e dificultar a defesa de orçamento ou priorização futura.

5. Não acompanhar o desempenho durante o lançamento

É comum que o produto seja colocado no ar e, e depois não receba mais atenção. O acompanhamento deve ser contínuo para que a correção possa ser rápida e evitar perdas de oportunidade ou problemas de imagem.

6. Medo excessivo de falhar e perda de timing

O receio de errar pode adiar lançamentos indefinidamente. Enquanto isso, concorrentes ganham vantagem. Testar, errar rápido e aprender com os erros é parte essencial da inovação.

“Hoje, mais do que nunca, as boas ideias precisam sair do papel rapidamente. Em um mercado dinâmico, quem coloca soluções em prática primeiro tem mais chances de se destacar e conquistar público. Especialmente para empresas em fase inicial, lançar é uma oportunidade valiosa de aprender, ajustar e evoluir”, finaliza João.

Fundada em 2017, a BossaBox é uma consultoria brasileira líder em squads-as-a-service, oferecendo times ágeis e sob demanda de tecnologia, produto e design para desenvolvimento de produtos digitais. Seu diferencial reside na rápida alocação (até 10 dias), garantia de desempenho e gestão especializada focada em estratégia técnica e de negócio. Em 7 anos, a BossaBox já desenvolveu mais de 150 produtos inovadores para mais de 100 clientes de médio e grande porte, incluindo Bayer, Cubo Itaú e SumUp.

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