Acordo, assinado no primeiro dia do E-Xport Meeting 2022, em São Paulo, prevê que empresas recebam atendimento especializado para abertura da loja e envio dos produtos para os EUA e que possam utilizar os serviços de armazenagem e entrega da Amazon no mercado norte-americano.
Para ampliar a inclusão e a promoção de empresas brasileiras no mercado norte-americano de e-commerce, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Amazon Brasil, varejista com atuação em diversos países, assinaram um novo Memorando de Entendimento (MoU) nesta terça-feira (13), em São Paulo. O novo termo de colaboração prevê a continuação de ações voltadas à capacitação para empresas brasileiras venderem seus produtos no e-commerce americano, por meio do site da Amazon.com nos EUA. A assinatura ocorreu no primeiro dia da 3a edição do E-Xport Meeting, tradicional encontro realizado pela ApexBrasil voltado para a internacionalização das empresas brasileiras por meio do comércio eletrônico internacional.
As ações previstas no documento vão ajudar empresas brasileiras a exportarem para os EUA, através de iniciativas de apoio na seleção de produtos a serem exportados, tradução das ofertas, emissão da documentação requerida para exportação e relacionamento com operadores logísticos. A Amazon auxilia os vendedores parceiros brasileiros por meio de ferramentas internas de gestão e/ou de uma rede de prestadores de serviços credenciados para serviços que não são prestados, diretamente, pela própria Amazon, como por exemplo, Logística Internacional. Para apresentar a oportunidade às empresas brasileiras, serão realizados webinars de capacitação e treinamento para que possam ampliar seu conhecimento sobre a exportação via lojas onlines internacionais e formas de operar no site Amazon.com. O acesso aos conteúdos será gratuito via portal da ApexBrasil.
O memorando prevê ainda que, por meio de editais, a ApexBrasil seguirá selecionando empresas brasileiras para a formação de turmas de desenvolvimento e adesão ao Programa de Vendas Internacionais da Amazon.com. O programa viabiliza que as empresas brasileiras possam vender nos EUA diretamente pelo site Amazon.com a partir da sua própria conta da Amazon no Brasil, além de utilizar os serviços de armazenagem e entrega da Amazon nos EUA. As empresas selecionadas receberão atendimento de um gerente da Amazon durante o processo de criação da conta, abertura da loja, até o início das vendas.
Com a celebração de um ano de colaboração entre ApexBrasil e Amazon, cerca de 250 empresas já foram atendidas pelo programa e muitas delas já realizam vendas na Amazon.com. Com a renovação do Memorando de Entendimento, a expectativa é atender mais de mil empresas nos próximos dois anos.
O sucesso foi citado durante a cerimônia de assinatura, que contou com a presença do presidente da ApexBrasil, Augusto Pestana, e do diretor da Loja de Vendedores Parceiros da Amazon Brasil, Ricardo Garrido, além do presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Melles, do presidente da ESPM, Dalton Pastore, e do vice-presidente da Câmara Brasileira de Economia Digital, Leonardo Elias.
“É um prazer enorme, por meio dessa parceria, oferecer aos nossos clientes, as empresas brasileiras, essa oportunidade de capacitação para facilitar e promover a inserção deles nessa plataforma tão importante. Entrar na Amazon é entrar no mundo”, afirmou Pestana. Ele reforçou ainda que a finalidade do acordo converge com os objetivos da ApexBrasil de ampliar a qualificação das empresas brasileiras e sua competitividade para o mercado internacional.
Para o diretor da Loja de Vendedores Parceiros da Amazon Brasil, Ricardo Garrido, a colaboração vai possibilitar ações voltadas à capacitação e ampliarção da oferta de produtos brasileiros no comércio americano. “A Amazon tem como um de seus principais pontos de compromisso com o Brasil o apoio e fomento das pequenas e médias empresas. Vender na Amazon – inclusive internacionalmente – é muito fácil, estendendo aos nossos vendedores parceiros a mesma obsessão que temos por nossos clientes, e aprofundamos isso com a colaboração com a ApexBrasil”, afirma Garrido.