À frente de um grupo com mais de 12 empresas, Reginaldo Boeira (empresário, CEO da KNN Group, executivo e escritor brasileiro) estabelece um paralelo entre a chegada da inteligência artificial e as grandes revoluções industriais destacando os principais passos que líderes empresariais devem dar para assegurar a competitividade no futuro. Para Boeira, uma liderança preparada para o futuro se sustenta em pilares como cultura de dados, inovação constante, desenvolvimento das equipes e o uso ético da tecnologia.

A inteligência artificial serve como  ferramenta tecnológica, mas não só isso, ela pode ser comparada a uma das grandes revoluções industriais da história. Para Reginaldo Boeira, renomado palestrante e especialista em empreendedorismo, a IA deve ser encarada com a mesma seriedade com que, no passado, se viu a chegada dos tratores ao campo. “Lembro bem da comoção nas zonas rurais quando surgiram as máquinas agrícolas. Muitos acreditaram que iriam perder seus empregos. Hoje, o que falta é gente qualificada para operar essas máquinas. Com a inteligência artificial, o caminho será o mesmo: não se deve ter medo, mas sim, aprender”, compara.

5 métodos fundamentais para CEOs e lideranças garantirem a competitividade e prepararem suas organizações para o futuro:

  1. Promover uma cultura orientada por dados. “Não dá mais para tomar decisões com base apenas na intuição”, afirma.
  2. Compromisso com a inovação constante, já que o mercado não avisa quando vai mudar — ele simplesmente muda.
  3. Capacitar as equipes de forma contínua. Para Boeira, o diferencial competitivo será das empresas que investirem em aprendizado e desenvolvimento, entendendo qual é a tecnologia mais apropriada para a sua área.
  4. Adotar a IA de maneira ética e responsável. “A tecnologia deve ser uma aliada do ser humano, nunca um substituto cego”, alerta.
  5. Por fim, Boeira destaca que os CEOs precisam começar a analisar como a inteligência artificial pode otimizar os processos na tomada de decisões estratégicas por meio de modelos preditivos — sistemas que analisam grandes volumes de dados e projetam cenários futuros com alta precisão. “Com essas ferramentas, quando usadas como aliadas, é possível antecipar tendências, identificar oportunidades e evitar erros antes mesmo que eles aconteçam. Isso não apenas aumenta a assertividade das decisões, como também reduz significativamente os riscos envolvidos em cada escolha”, explica

 

Sobre Reginaldo Boeira  

Mineiro de Monte Belo, Reginaldo Boeira destaca-se por sua visão empreendedora singular e um modelo de sucesso centrado na gestão humanizada. Sua trajetória no mundo dos negócios começou cedo, e em 2012 fundou a KNN, que ingressou no sistema de franquias em 2014. Hoje, a KNN possui centenas de escolas em operação por todo o Brasil, com planos de expansão para este ano. Em 2021, lançou a Phenom Idiomas, que já ultrapassa 50 unidades no país. Boeira também atua na construção civil com a Boeira Construtora e preside o KNN Group, holding que administra suas 12 empresas. Autor do livro “Quando o sucesso é a única opção”, ele apresenta um método de ensino inovador com foco no empreendedorismo. Reginaldo Boeira é conhecido por sua liderança baseada em uma filosofia que integra gestão humanizada, educação prática e visão de longo prazo.

Para mais informações: https://www.instagram.com/reginaldoboeira/ | https://www.knnidiomas.com.br/ | https://www.reginaldoboeira.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *