Fotos ANUFOOD 2019, São Paulo-SP

Preferido para compra dos produtos básicos, empresários terão a chance de conhecer um supermercado modelo na ANUFOOD Brazil 2023

Um supermercado modelo será montado dentro da ANUFOOD Brazil – Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas. Com diversas seções, o estabelecimento servirá de espaço para a integração entre proprietários, fornecedores e clientes no evento, organizado pela Koelnmesse Brasil, que acontece entre os dias 11 e 13 de abril de 2023, no Distrito Anhembi, na cidade de São Paulo.

“Temos a tradição de realizar essa feira de negócios com exposição de equipamentos, produtos e serviços. Há mais de 20 anos realizamos esse formato de feira no Rio Grande do Sul. Sem ser estande, montamos um supermercado, com padaria, açougue, hortifrúti, equipamentos e produtos no local onde o proprietário, o gerente e o comprador podem conversar diretamente com o fornecedor”, contou Clóvis Polese, diretor da Expo Supermercados e do CTDE (Centro de Treinamento e Desenvolvimento Empresarial).

Em sua 4ª edição, a ANUFOOD BRAZIL promove pela segunda vez consecutiva a parceria com a Expo Supermercados, que também apresentará a 2ª edição do Congresso Nacional para Supermercados de Bairro e a 1ª edição do Açougue de Primeira – Workshop para Proprietários, Gestores, Açougueiros e Especialistas em Carnes.

Fotos ANUFOOD 2019, São Paulo-SP

“A parceria com a Expo Supermercados é excelente para o evento, que receberá os principais nomes do setor de alimentos e bebidas. Não há dúvidas que essa união atende as demandas deste mercado comprador, tanto para exposição, quanto para o conteúdo e para a capacitação. Ficamos extremamente satisfeitos, pois será um espaço de destaque na feira e ainda irá colaborar com o debate de assuntos com grande relevância”, afirma Polliana Claudino, gerente de projetos da ANUFOOD Brazil.

Polese também acredita que a participação na feira é uma demanda do setor e a primeira edição já trouxe bons resultados em 2022. Segundo ele, o evento permitiu gerar bons negócios aos fornecedores, com um atendimento realizado de maneira prática e objetiva.

“Queremos continuar colocando nosso modelo para todo Brasil. Anteriormente, fazíamos isso no Rio Grande do Sul, porém supermercados de locais distantes do país tinham dificuldade de deslocamento. Com a parceria da ANUFOOD, conquistamos participantes de todo país. Essa parceria foi excelente, deu a oportunidade de juntar segmentos tão importantes. Os supermercadistas conhecem, durante a feira, áreas como restaurantes. Há um crescimento, especialmente nas lojas de bairro com as rotisserias. Essa oportunidade está contribuindo na união das características, por exemplo”, avaliou.

Para Polese, os supermercados de bairro vivem o melhor momento da história. “É a hora e a vez do supermercado de bairro. Temos muitos motivos para isso. O mercado de proximidade vem satisfazendo as necessidades das compras do dia a dia. Aliando tradição e receptividade, com um bom atendimento dos conhecidos do bairro e dos donos”, destacou.

Ana Paula Cestari Pessotto, CEO do Supermercado Pessotto da Cida, acredita que a iniciativa serve como impulso para ajudar na rede de contatos que os pequenos supermercadistas precisam. “É o principal ponto que buscamos ao participar do encontro da ANUFOOD em 2022. Ele nos abriu a porta para conhecer novos transportadores. Por estar no interior, ainda encontramos algumas dificuldades com a distribuição de importados. As feiras agregam e atendem essa demanda, além de trazer tendências, tecnologias e novidades. Conseguimos trazer muitos contatos e pretendemos voltar na edição deste ano”, disse a empreendedora, que conta com três lojas em Fernandópolis e uma em Estrela d’Oeste, no noroeste paulista.

Perfil do cliente mudou

Em um mundo onde as pessoas buscam cada vez mais praticidade e conveniência, os estabelecimentos locais permitem economizar tempo no deslocamento, na hora de encontrar os produtos e até mesmo ao passar as compras no caixa. “É um trabalho que precisa estar focado nos clientes e conhecidos do bairro. As compras, diferentemente do que acontecia antigamente, quando se fazia o estoque para o mês, estão mais fracionadas. O proprietário conhece seu público. Precisamos proporcionar uma sensação de bem-estar, como se o local fosse uma extensão da casa do cliente”, avaliou.

Esses benefícios, no entanto, de nada valem se o empresário não profissionalizar a gestão do supermercado. “É preciso sair do sistema de ‘achômetro’ e passar para uma organização, estabelecer metas com a gestão comercial. Não dá mais para colocar preço a mão! Já existem softwares que controlam tudo que está sendo feito e acompanham o ritmo de vendas. Essa qualificação precisa e deve acompanhar o crescimento do negócio. Com treinamento, é possível formar uma equipe com o perfil desejado, de prestadores de serviço”, avaliou.

Durante a ANUFOOD BRAZIL, os supermercadistas poderão participar de visitas técnicas e comentadas, com intuito de saber e entender o que está sendo feito no mercado para adotar e adaptar ao seu negócio. “É uma excelente maneira, de ver na prática, como montar o supermercado ideal para o seu negócio.”, finalizou Polese.

Para saber mais, acesse em atrações a programação completa.
 

Próximos eventos:
ANUFOOD Brazil, São Paulo, Brasil, 11.-13.04.2023
FIT 0/16, São Paulo, Brasil, 24.-26.04.2023

Pueri Expo, São Paulo, Brasil, 24.-26.04.2023


Serviço:

ANUFOOD Brazil

Data: Abril 11-13, 2023

Horário: 10h — 19h

Local: Distrito Anhembi

Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1.209 — Jardim São Bento, São Paulo/SP

Parceiros Estratégicos: ABIA, ABIR, APEX-BRASIL, EMBRAPA, FGV EUROPE e ITAL.

A ANUFOOD Brazil é organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com duas unidades da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a FGV Europe e a GV Agro, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 11 a 13 de abril de 2023, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM — Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.

Mais informações: Link

By Tayliny Battistella

Historiadora e publicitária que esta se descobrindo nerd e gamer. Socio fundadora do Negócios Tech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *