Luzia é uma assistente pessoal de inteligência artificial gratuita, criada para auxiliar seus usuários em diferentes pesquisas no dia a dia, de modo fácil e seguro. O aplicativo é desenvolvido em um ambiente favorável à privacidade e pode resolver questionamentos em diferentes assuntos. Apoia o crescimento educacional e oferece uma ampla gama de ferramentas projetadas para facilitar de forma inteligente os trabalhos escolares. Luzia é apoiada por investidores do Vale do Silício e atingiu 50 milhões de usuários, distribuídos nos 40 países que está disponível para utilização.
Para ter acesso, basta acessar a loja de aplicativos do seu smartphone e baixar gratuitamente o aplicativo Luzia, disponível para sistemas android e iOS. Após o download e cadastro rápido, os estudantes poderão acessar a opção “Tutora Enem”, uma das ferramentas mais utilizadas pelos usuários brasileiros. Podem ser realizadas perguntas em diferentes disciplinas, sendo elas: Matemática, Ciências Humanas, Linguagem e Códigos, e Ciências da Natureza.
A “Tutora ENEM” da Luzia combina modelos de linguagem avançados para auxiliar estudantes com questões do ENEM dos últimos 10 anos, fornecidas pelo MEC. Esses modelos, que incluem tecnologias como OpenAI, Claude e Llama 3, são configurados para atuar em conjunto, otimizando a precisão das respostas em português. Garante que os usuários recebam tanto a resposta correta quanto explicações detalhadas para cada questão.
Por meio da ferramenta “Tutora Enem” os estudantes podem se preparar para as provas. Luzia oferece recurso gratuito em IA com base em 10 anos de Enem e respondeu às últimas provas do exame, alcançando média de 91,23% de acerto. De acordo com Pablo Delgado, head da marca e comunicação:
“O período de preparação para o Enem pode ser muito intenso para os estudantes brasileiros. Por isso, lançamos nossa ferramenta de preparação com a Luzia, pensando em oferecer mais do que apenas respostas. Se um estudante errar, a Luzia não só mostra a resposta correta, mas também o convida a refletir novamente, oferecendo uma orientação personalizada. Nosso objetivo é ajudá-los a aprender de forma mais profunda e eficaz, utilizando técnicas de aprendizado comprovadas”.
O resultado, na visão de Delgado, demonstra que os recursos de IA se mostram balizados e preparados para apoiar a jornada de estudo dos brasileiros.
Já para a democratização da educação, por ser um recurso gratuito, a Luzia se posiciona não apenas como uma referência em inteligência artificial, mas como aliada de estudantes com diferentes perfis, considerando a imensidão do Brasil e os níveis de desigualdade e acesso à educação de qualidade. Além da ferramenta para o Enem, a Luzia possui uma variedade de modelos e atividades para apoiar os estudantes brasileiros, como resolução e explicação de problemas de matemática, análise de documentos e criação de imagens, além de idiomas e suporte emocional, por exemplo.
Enquanto usuário da plataforma, indicaria a Luzia para auxiliar em estudos e demandas acadêmicas. Pois a plataforma “Tutora Enem” possui auxílio de diferentes inteligências artificiais e alcança uma proficiência desejada.
Para acessar o aplicativo acesse o link.