SAO PAULO, SP - 07 AGOSTO: Professores e alunos do Santo Ivo realizam atividades usando a plataforma Geekie, na Bela Alianca, Sao Paulo, em 07 de agosto de 2018. (Foto: Renato Stockler)

O Circuito Geekie contará, na programação, com mais de 30 horas de formações pedagógicas práticas e palestras para escolas voltadas à educação básica. O objetivo é auxiliar a comunidade escolar brasileira a se aprimorar e a requalificar os conhecimentos e as experiências de aprendizagem. As palestras e formações acontecerão entre 25 de março e 17 de junho; inscrições gratuitas pelo site: http://os.geeki.es/Circuito_Geekie.

São Paulo, 17 de março de 2021 | O cenário atual exigiu dos educadores, nas mais diversas posições hierárquicas na escola, uma readequação de práticas pedagógicas e estratégias de ensino. Dos profissionais da gestão aos professores, todos os educadores se depararam com inúmeros desafios. Neste cenário, aprimorar e requalificar os conhecimentos se tornou uma prática fundamental para manter o engajamento de estudantes e a confiança das famílias. Para colaborar com as comunidades escolares do Ensino Básico, a Geekie criou o Circuito Geekie, um evento on-line sobre educação e inovação. Com a expertise de atuar há 10 anos com a personalização da aprendizagem e inteligência de dados, a equipe da edtech reuniu um time de especialistas, internos e externos, para debater os caminhos e as possibilidades da educação ativa, personalizada, conectada e visível. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://os.geeki.es/Circuito_Geekie.

Segundo Claudio Sassaki – mestre em Educação pela Universidade de Stanford e cofundador da Geekie –, antes da pandemia, a escola já lidava com o desafio da invisibilidade, ou seja, não adotava instrumentos para tornar possível enxergar cada aluno (potencialidades, dificuldades e crenças limitantes); esse cenário, aliás, se agravou com as aulas remotas. “O que queremos mostrar é que o uso da tecnologia com intencionalidade pedagógica pode tornar visível cada estudante com suas peculiaridades. Entre a teoria e a prática, entre professor e aluno, podemos tornar essas conexões visíveis. Com a geração de dados, podemos ter evidências de aprendizado que darão suporte ao educador para tomar melhores decisões. Mas, sempre lembrando que o dado é um input, pois a partir dele é necessário reconhecer padrões e obter insights derivados de análise profundamente humana e empática. Quando o aluno realmente aprende, toda a comunidade escolar sai ganhando. Por isso, criamos o Circuito Geekiepara compartilhar reflexões, ideias e boas práticas educacionais, nas quais a tecnologia é uma aliada do talento humano para educar”, afirma. 

Circuito Geekie, que acontece entre 25 de março e 17 de junho, contará com quatro formações e três palestras; os encontros serão on-line e os educadores inscritos terão acesso a conteúdos complementares para dar suporte à própria jornada de aprendizagem. Os participantes receberão certificação emitida pela Geekie. Gestores, mantenedores, diretores e coordenadores de escolas particulares de Educação Básica que concluírem o ciclo do evento podem escolher prêmios como formações com designers e consultores pedagógicos da Geekie – para aprofundamento em metodologias ativas ou planejamento reverso –; bolsas  de 100% para estudantes do Ensino Médio do Geekie Games, plataforma de estudo adaptativo e preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); e uma consultoria sobre planejamento e adaptação para o Novo Ensino Médio.

Serão mais de 30 horas de informações qualificadas e conectadas com as demandas educacionais do século XXI, a chamada Nova Era da Educação, que requer abordagens mais conectadas, ativas, visíveis e personalizadas para as escolas de hoje e do futuro. A Geekie – idealizadora do Circuito Geekie – é uma empresa pioneira em educação personalizada que usa inteligência de dados.

PROGRAMAÇÃO

25 de março | Formação Geekie

Práticas ativas e intencionalidade pedagógica nas aulas presenciais e remotas, ministrada por Glaucileide Oliveira, designer pedagógica da Geekie.

8 de abril | Palestra

Escuta ativa na escola: como acolher estudantes, famílias e o corpo docente”, ministrada por Bete P. Rodrigues, coach de Disciplina Positiva e docente de Ensino Superior.

22 de abril | Formação Geekie

Dados e evidências para potencializar o desempenho acadêmico de estudantes, ministrada por Camila Karino, diretora pedagógica da Geekie.

6 de maio | Palestra

Neurociência e inteligências múltiplas para não deixar nenhum estudante para trás, ministrada por Carla Tiepo, doutora em Neurofarmacologia, docente e pesquisadora.

20 de maio | Formação

Aprendizagem baseada em projetos: benefícios, planejamento e avaliação, ministrada por Carol Brant, líder pedagógica da Geekie.

3 de junho | Palestra

Ensino Híbrido em 2020 e 2021: quais oportunidades a pandemia trouxe para as escolas?, ministrada por  José Moran, doutor em Comunicação e designer de ecossistemas inovadores na educação.

17 de junho | Formação

Personalização e Ensino Híbrido: como é possível impulsionar a aprendizagem sem custos adicionais para a escola, ministrada por Christie Sototuka, designer pedagógica da Geekie.

SOBRE A GEEKIE | Referência em educação com apoio de inovação no Brasil e no mundo, a Geekie foi fundada em 2011 – pelos empreendedores Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo – com a missão de transformar a educação do país. Em uma década, a empresa tem desenvolvido soluções inovadoras que potencializam a aprendizagem. Com foco no Ensino Básico, a edtech alia tecnologia de ponta a metodologias pedagógicas inovadoras. Única plataforma brasileira de ensino adaptativo credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para o Guia de Tecnologias Educacionais – que identifica soluções tecnológicas capazes de melhorar a qualidade do ensino brasileiro –, em sua trajetória a Geekie alcançou mais de 5 mil escolas públicas e privadas de todo o país, impactando cerca de 12 milhões de estudantes. 

Entre as certificações mais relevantes, a empresa destaca: WISE 2016 (Qatar Foundation), TOP Educação (Revista Educação, categoria software educacional mais lembrado do mercado), Empreendedor Social Brasil (Folha de S. Paulo e Fundação Schwab), Empreendedor Social Mundial (Fundação Schwab), Trip Transformadores e Empresas Mais Conscientes (Revista IstoÉ). A Geekie já contou com aporte de investidores de tradição na área educacional como família Gradin (por meio do fundo Virtuose), Fundação Lemann, Jorge Paulo Lemann (por meio do Fundo Gera), Arco Educação, além dos fundos, o norte-americano Omidyar Network e o japonês Mitsui & Co.

By Taz Assunção

Jornalista, Publicitário e Circense, sócio fundador do Negócios Tech. Gosta mesmo é de dormir e comer omelete do Lanche da Cida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *