ApexBrasil impulsiona o setor por meio de programas de qualificação para exportação, inserção de startups em outros países e eventos para atração de investidores entre outras ações
Desde 2004, anualmente é celebrada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, iniciativa que visa chamar a atenção para a importância das atividades de C&T na vida de todos e para o desenvolvimento do país, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Neste ano, as comemorações vão de 17 a 23 de outubro. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) contribui para a expansão do setor por meio de suas ações de fortalecimento da presença internacional de empresas brasileiras que têm na tecnologia seu diferencial. Apenas o programa StartOut Brasil, que viabiliza a inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo, gerou mais de US$ 16 milhões em negócios desde sua criação em 2017.
A startup ThinkBox é um exemplo de como a tecnologia pode trazer facilidades, reduzir custos e gerar receita para os mais diferentes negócios. A empresa foi criada em 2012 e, desde então, já implementou e testou várias soluções nas mais diferentes áreas. No final de 2019, os sócios perceberam que havia uma oportunidade no setor de Educação à Distância (EAD), em razão da complexidade para a gravação de videoaulas, cujo mercado veria um boom em razão da pandemia. Desenvolveram um software capaz de transformar uma apresentação no estilo powerpoint em vídeo, tendo um avatar como apresentador, dispensando horas de gravação e todo o elevado custo de produção. Atualmente, a solução está disponível em site próprio, o Nextboard Studio e, por meio de uma assinatura mensal, os clientes podem criar seus vídeos com narração em português, inglês, espanhol e francês de forma simples, econômica e rápida. Tudo feito na nuvem, sem complicações.
De acordo com o sócio fundador da empresa, Igor Lucena, desde o início eles tiveram a vontade de fazer com que a solução chegasse a outros países, pois viam o potencial do projeto, mas que não sabiam como iniciar as vendas internacionais. Com o apoio do Programa de Qualificação para Exportações (PEIEX) da ApexBrasil, a empresa iniciou as vendas internacionais neste mês. “Sem o PEIEX não teríamos chegado a esse ponto neste ano. Começamos com o programa em abril e, agora, em outubro, já concretizamos todo o passo a passo para as vendas internacionais. As adaptações foram bem mais simples do que esperávamos. É muito importante já estarmos nesse nível, pois, agora em novembro, vamos participar do Web Summit Lisboa, um dos principais eventos de inovação em todo o mundo”, conta. Ainda que tenha sido selecionada a partir de iniciativa própria para o Web Summit, a ThinkBox participará das agendas organizadas pela missão da ApexBrasil para o evento, que incluem rodadas de negócio e reuniões com investidores, em companhia de diversas outras startups que participam do encontro com o apoio da Agência.
Lucena também destacou que uma empresa havia oferecido seus serviços para ajudar a ThinkBox em sua expansão internacional, mas os custos eram elevados e eles resolveram encontrar uma outra solução, que veio por meio da ApexBrasil. Segundo a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado, a sistemática desenvolvida para o programa foi pensada para atender a quaisquer empresas, independente de seu tamanho ou receita e, por isso mesmo, o acesso é mantido gratuito. “O PEIEX, ao longo de quase duas décadas de execução, desenvolveu uma metodologia que atende às mais diversas empresas, independente do tamanho, de forma bastante customizada. Ele é a porta de entrada, o primeiro passo para quem deseja exportar. Assim, nossa solução se adequa a qualquer perfil, seja uma empresa nascente de base tecnológica e que não tenha receita, seja uma indústria que usa alta tecnologia em seus produtos e serviços, já com grande lucratividade”, completa.
C&T em desenvolvimento
Casos como esse mostram como o Brasil tem avançado em seu desenvolvimento tecnológico. Atualmente, um dos principais indicadores desse avanço é o Índice Global de Inovação (IGI), publicado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI, ou WIPO na sigla em inglês). Em 2022, o país passou a ocupar a 54ª posição, tornando-se o segundo mais bem colocado da América Latina e Caribe, atrás apenas do Chile. Ainda segundo a publicação, o Brasil é a 4ª nação no grupo dos países de renda média alta cuja performance em inovação foi superior às expectativas segundo seu nível de desenvolvimento.
Um aspecto importante para o desenvolvimento de novas tecnologias é a atração de investimentos estrangeiros diretos, direcionados, muitas vezes, para o financiamento de startups e para o desenvolvimento de novos produtos e serviços pela indústria, por exemplo. Apenas no primeiro semestre de 2022, a Gerência de Investimentos da ApexBrasil apoiou iniciativas que anunciaram US$ 1,058 bilhão em investimentos no país. O programa Scale Up in Brazil, que traz startups de Israel, Japão e Singapura para escalarem seus negócios no mercado nacional, também contribuem de forma direta para a diversificação do ecossistema brasileiro, que é enriquecido com suas tecnologias, processos e inovações. Até o momento, o programa já levantou US$ 9,9 milhões para as operações locais das empresas apoiadas. Outra iniciativa que irá atrair investimentos estrangeiros diretos para o país é o Corporate Venture in Brasil, que será realizado nos dias 25 e 26 de outubro, em São Paulo, para impulsionar o aporte de grandes corporações em fundos, startups ou empresas inovadoras brasileiras.
Tecnologia de comunicação
A Secretária Naty é outra startup nacional prestes a iniciar as exportações de seus serviços, que oferecem tecnologia de ponta. A empresa nasceu a partir de um outro empreendimento, especializado em cobranças e que, em certo ponto, precisou desenvolver uma automação para operar todo o contato com o cliente devedor. Só que o resultado foi além, gerando uma nova solução e empresa. Atualmente, a Secretária Naty permite que seus usuários façam a gestão simultânea da comunicação entre 50 e 100 usuários de WhatsApp. Ela dispõe de várias opções como o envio de notificações, de ações de publicidade e marketing, e de ferramenta para chat com os clientes. Ou seja, oferece um atendimento completo e de múltiplas funcionalidades em uma única solução.
A empresa também participou do PEIEX para iniciar sua jornada de exportação. Segundo o sócio e CEO da empresa, Willian Torrente, o programa os ajudou a entender como se posicionar para começar as exportações. “Iniciamos a jornada em fevereiro deste ano, e tivemos que entender quais são os países mais aderentes ao nosso produto. Chegamos à Argentina e Colômbia, e é para onde direcionaremos nossos esforços. Em 30 ou 40 dias já estaremos atuantes nestes mercados”. Torrente disse que, antes de participar das qualificações da ApexBrasil, já tinham feito algumas vendas internacionais esporádicas, mas que, agora, se estruturaram da maneira correta. Para tanto, o site foi totalmente traduzido para o inglês, espanhol e turco (a empresa tem um parceiro que revende seus produtos na Turquia), e o sistema de cobrança foi atualizado para transações internacionais. “Para nós é muito interessante pensar em vendas na América Latina, pois, nessas transações, recebemos em dólar e o câmbio nos favorece bastante”, concluiu ele.
Patentes
Além de propiciar o impulso da pesquisa acadêmica e dos ecossistemas tecnológicos, os avanços em ciência e tecnologia também afetam positivamente a rotina das pessoas por meio dos produtos e serviços que, a cada dia, tendem a facilitar e otimizar todo tipo de atividades, seja no trabalho, nas áreas da saúde, do entretenimento, da locomoção, entre outras. Por essa razão, a inovação é considerada um dos fatores fundamentais para movimentar e alavancar a economia de qualquer país e, da mesma forma, as exportações e o sucesso internacional das empresas. Nesse processo, o design é um item essencial. A ApexBrasil, por meio do programa Design Export, oferece soluções de design para produtos, serviços e processos das empresas nacionais. Entre 2012 e 2020, o programa apoiou 369 empresas de 30 setores diferentes. O programa está já em sua quarta edição.
Um exemplo de empresa que reúne tecnologia, design e inovação para ultrapassar fronteiras e levar a expertise e a criatividade brasileiras bem mais longe é a Duo Engenharia Criativa. A empresa desenvolve produtos de alta tecnologia para os setores automobilístico, de dispositivos médicos, máquinas e aplicações domésticas. São novos produtos e serviços que podem ser patenteados e, para tanto, conta com profissionais com expertise em engenharia, design, eletrônica e software, entre outros, que fazem parte da sua equipe de pesquisa e desenvolvimento.
Em 2022, a empresa concretizou o seu plano de internacionalização, abrindo uma sucursal nos Estados Unidos, a partir da qual vende seus serviços para empresas norte-americanas. “O Brasil ainda é desconhecido em termos de tecnologia e engenharia para o resto do mundo. Nós não tivemos uma cultura forte de desenvolvimento de produtos, pois, durante muito tempo, não era preciso desenvolver. Hoje, o cenário é outro, todos precisam investir em inovação”, conta o CEO CBO e sócio da empresa, Tiago de Menezes. Para a operação nos EUA, a DUO contou com o apoio da ApexBrasil. Participou de seus programas e capacitações para internacionalização e obteve suporte do escritório internacional da Agência em Miami. A empresa já se associou a outra companhia dos EUA e espera ganhar mercado por meio das estratégias de marketing da parceira, chegando à receita de US$ 250 mil ao ano.
O volume de desenvolvimento de novos produtos e serviços em um determinado país é outro índice que demonstra o grau de inovação. Essa medição pode ser feita pelo número de pedidos para o registro de patentes, que é a forma que os inventores e empresas têm de resguardar suas invenções, garantindo a exclusividade dos direitos de produção ou comercialização. E o Brasil também apresentou crescimento nessa área. Segundo dados da WIPO, as solicitações de registro de patentes feitas por brasileiros em território nacional cresceram 12,46% entre 2011 e 2020, ano em que foram realizadas 5.280 requisições. Em seus núcleos do PEIEX, a ApexBrasil oferece apoio para as empresas registrarem suas patentes, por meio de parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), responsável pela execução desse serviço no país e que compõe o Comitê Consultivo do programa em diversas localidades.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos, apoiando atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira. Também já atendeu mais de 1.300 investidores e mais de 118 projetos no valor de US$ 23 bilhões em investimentos anunciados no Brasil. A Agência faz parte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, por meio do qual conta com mais de 120 escritórios no mundo, e trabalha em estreita colaboração com outros ministérios, órgãos reguladores e entidades de classe.