Através do conhecimento da língua francesa, brasileiros podem concorrer a vagas de trabalho temporário na parte francófona do Canadá

Organização Internacional da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), juntamente com o Mackenzie Language Center (MLC) promoveu em parceria com o Governo da Província de Quebec, no Canadá, palestra sobre o programa Journées Québec Brésil, que nesta edição pretende gerar emprego para 400 brasileiros com conhecimento do francês e atuantes em diversas profissões: enfermeiros, cuidadores de Idosos, profissionais da tecnologia, profissionais da indústria, hotelaria, mineração, entre outros.
 

Na última quarta-feira, 1º de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) promoveu a palestra “Trabalhe no Québec”, uma iniciativa da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) e do Escritório de São Paulo do Governo de Quebec.
 

A palestra apresentou informações sobre as características, cultura, atrativos e idioma do Québec e, em especial, as oportunidades de empregabilidade na maior província do Canadá, por meio da Feira de Empregabilidade, acessível no portal Quebec na Cabeça.
 

A iniciativa oferece oportunidades temporárias variando de um a três anos, com possibilidade de renovação de visto ou residência permanente. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em plataformas parceiras ou do governo quebequense para pessoas a partir de 18 anos.
 

“Março é o mês oficial da francofonia, e queremos que seja um momento de evidência do francês, como uma língua de oportunidade, e promoção desta ação”, explicou a conselheira em prospecção do escritório de Québec em São Paulo, Sarah Sanchez.
 

A convidada mencionou que as empresas recrutadoras virão ao Brasil, em abril, para selecionar os candidatos e realizar as entrevistas. Segundo Sanchez, a iniciativa localizou 19 empresas interessadas em funcionários brasileiros, com a oferta de mais de 400 vagas abertas.
 

Segundo a coordenadora do Mackenzie Language Center (MLC), Raquel Botelho, a ação mostra a relevância de conhecer um outro idioma estrangeiro em termos de empregabilidade e oportunidades profissionais. O MLC, que oferece cursos de francês para a comunidade mackenzista e público externo, promoverá cursos de francês técnico, voltados para diversas profissões. “Queremos mostrar o know how do Mackenzie e levar o nome da universidade para o exterior”, enfatiza a coordenadora.
 

As vagas buscam profissionais com conhecimentos de ensino superior ou técnico, para suprir oportunidades voltadas aos setores prioritários, como: Tecnologia da Informação; Inteligência Artificial; Jogos Digitais; Enfermagem; Logística e Transportes; Engenharia; e Manufatura e Fabricação.
 

Vale ressaltar que cada vaga possui sua política sobre a necessidade de inglês e/ou francês. Com esta oportunidade, o brasileiro adquire os mesmos direitos de um trabalhador canadense quando contratado. O processo de seleção pode durar até um ano e, caso seja positivo, a empresa promove a tramitação do visto de trabalho. O Governo do Québec, por sua vez, oferece cursos gratuitos de francês, bem como ajuda de custo para os profissionais selecionados, enquanto melhoram seu idioma.

By Tayliny Battistella

Historiadora e publicitária que esta se descobrindo nerd e gamer. Socio fundadora do Negócios Tech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *