do relatório de Trust & Safety da Incognia
Os dados levantados indicam uma relação direta entre violação de políticas e fraudes confirmadas
A Incognia, empresa global pioneira em identidade digital baseada em localização para prevenção à fraude mobile e autenticação sem fricção, anuncia a publicação do seu novo relatório de Trust & Safety – Policy Violation & Fraud: How They Relate on Food Delivery Platforms. O material apresenta a análise da relação entre violação das políticas e fraudes confirmadas em aplicativos de delivery com dados de quatro dos principais apps do segmento dos Estados Unidos, Europa e região da Ásia e Pacífico destacando como eles endereçam três destas principais políticas dentro dos termos de uso dos seus aplicativos para consumidores e entregadores parceiros.
O relatório traz o diagnóstico de 58 milhões de dispositivos de usuários considerando o terceiro trimestre de 2022 e a descoberta de milhares de violações de políticas de Trust & Safety e quais delas possuem maior correlação com as fraudes efetivamente confirmadas. O conteúdo se concentra em três políticas específicas relacionadas ao conceito de Trust & Safety: criação sistemática de múltiplas contas, acesso não autorizado à conta e tentativas de manipulação da plataforma.
Com intenções fraudulentas, o abuso dessas políticas pode levar à efetivação de várias modalidades de golpes, incluindo uso de contas falsas para aproveitar promoções de primeira compra e vouchers de desconto, além de testes para utilização de cartões fraudados, roubo de conta para compras ilegítimas e falsificação de localização (spoofing de GPS) para manipulação da plataforma.
No Brasil, já é possível ver a incidência de eventos de falsificação de localização. No mesmo período, vimos uma média de 68 destes por dispositivo. Ainda que tenham baixa representatividade no total de eventos de localização registrados, foram mais 1,8M registros de eventos com spoofing de localização no terceiro trimestre de 2022.
De acordo com André Ferraz, cofundador e CEO da Incognia, nem todo abuso de política se converte em fraude, no entanto, muitos dos comportamentos associados às violações de política são um alerta vermelho, como o uso de emuladores e falsificação de GPS, por exemplo, porque facilitam a fraude e podem passar despercebidos pelos sistemas. “Um exemplo disso são as técnicas de falsificação de localização e adulteração dos códigos-fonte dos aplicativos estão sendo usadas por entregadores para burlar os algoritmos de logística de entrega e obter acesso às áreas de entrega preferenciais, as quais possuem mais movimento, resultando em experiências negativas para outros entregadores e também para os consumidores, que podem precisar esperar mais por seu pedido do que o habitual”, explica.
O levantamento também deixa claro que as equipes de gestão de risco e prevenção à fraude devem trabalhar para identificar de maneira mais imediata estes abusos, alavancando sinais de risco automatizados projetados para cenários como este do segmento de delivery. Com este relatório, a Incognia espera gerar mais conscientização sobre os impactos dos abusos de políticas, tanto os que levam à fraude quanto os que não possuem um impacto imediato na segurança.
O relatório traz alguns insights relevantes sobre evidências de integridade dos dispositivos e como se apresentam nos aplicativos de consumidores e de entregadores:
- Os dispositivos de entregadores têm maior probabilidade de utilizarem root ou jailbreak, ser responsáveis por abrir mais de 5 contas ou acessar mais de 5 contas, usar falsificação de localização e apresentar sinais de adulteração de aplicativos.
- Os dispositivos de entregadores têm 391 vezes mais chances de serem associados a fraudes confirmadas em comparação com os dispositivos de consumidores finais
- Os dispositivos de consumidores que utilizam emuladores têm 327 vezes mais chances de serem associados a fraudes confirmadas em comparação com os dispositivos de entregadores.
“A correlação entre abuso de políticas e fraude destacada no relatório confirma que as equipes de gestão de risco, prevenção à fraude e Trust & Safety ainda encontram lacunas nas soluções disponíveis atualmente no mercado”, revela Ferraz. Ele ainda completa que “À medida que o crescimento da indústria de delivery se consolida, será ainda mais importante que as equipes de Trust & Safety disponham de sinais necessários automatizados para identificar proativamente comportamentos suspeitos. Sem intervenção, o abuso das políticas de por parte de pessoas mal-intencionadas e a escalada para fraude continuarão a impactar negativamente a integridade das plataformas, as experiências e a lealdade do consumidor e do entregador e, por fim, a reputação das marcas e o crescimento de suas receitas”.
Para saber mais sobre o relatório Policy Violation & Fraud: How They Relate on Food Delivery Platforms, basta acessar este link.