Na América Latina, o Grupo se destaca na certificação pela 6ª vez com as melhores
práticas de Recursos Humanos
Pelo décimo ano consecutivo, a Saint-Gobain recebe a certificação Top Employer Brasil, concedida pelo Top Employers Institute, entidade mundialmente reconhecida como referência na análise de práticas de excelência em Recursos Humanos. Este também é o sexto ano consecutivo em que a multinacional recebe o título na América Latina.
A posição da Saint-Gobain no mundo também foi mais uma vez chancelada pelo instituto, com o recebimento do Top Employer Global pelo oitavo ano seguido. Considerando o Brasil, a empresa evoluiu em 10 dos 20 critérios analisados, apresentando crescimento em relação ao ano passado. Os cinco itens que apresentaram maior impacto das boas práticas da Saint-Gobain em 2022 foram: Sustentabilidade (+6.67%), Ambiente de Trabalho (+5.93%), Bem-Estar (+3.13%), Recompensa e Reconhecimento (+1.51%) e Aquisição de Talentos (+1.31%).
“Estamos muito felizes com os reconhecimentos conquistados local, regional e globalmente no último ano. Estar novamente entre as empresas com as melhores práticas de recursos humanos reflete nossa preocupação, cuidado e investimento com o que consideramos que seja nosso maior ativo: nossas pessoas. A 10ª conquista consecutiva no Brasil é retrato das nossas ações voltadas ao acompanhamento das mudanças do mercado e tendências para manter a excelência da gestão, mesmo diante de tempos desafiadores e com exigências de transformação contínua”, comenta Marga Diniz, Diretora de Recursos Humanos Brasil.
A adesão à pesquisa de engajamento anual, que mede o grau de satisfação dos colaboradores, subiu de 93% para 96% no Brasil em 2022, com índice geral de engajamento de 89%, cinco pontos percentuais acima da média global do Grupo.
No último ano, a Saint-Gobain desenvolveu ações importantes que fizeram a diferença para a obtenção da certificação Top Employer. A empresa lançou, globalmente, o novo EVP (Employee Value Proposition) que reforça interna e externamente as principais razões para trabalhar no Grupo. O objetivo é enfatizar a importância que cada um possui dentro da companhia, independentemente da área onde trabalha, função que ocupa, país onde atua e personalidade. “Queremos que nossos colaboradores permitam que suas personalidades únicas e seus valores os guiem, todos os dias, para construir um mundo mais sustentável com a gente”, completa Marga.
Em 2022, também ocorreu a segunda edição da Semana da Diversidade e Inclusão Latam, quando os colaboradores puderam participar ativamente de conversas e interações sobre a importância de termos um ambiente diverso, inclusivo e qual o papel de cada um, inclusive dos líderes, como atores dessas mudanças.
Para melhorar a visibilidade das oportunidades de carreira entre os colaboradores, o Grupo também realiza, anualmente, a semana “Carreira em Foco”. A iniciativa, que é global, tem como um dos principais objetivos alavancar as discussões sobre protagonismo e desenvolvimento de carreira.
“Os últimos anos, principalmente por conta da pandemia, foram muito desafiadores e impactantes para as áreas de recursos humanos. Tivemos que nos reinventar rapidamente e acompanhar as necessidades e tendências do mercado para que estivéssemos em linha com as expectativas dos colaboradores e demais talentos do mercado. Acreditamos em um olhar atento e na mente aberta para acompanharmos as mudanças da melhor forma”, acrescenta Marga.
Sobre a Saint-Gobain
Líder global em construção leve e sustentável, a Saint-Gobain projeta, fábrica e distribui materiais e serviços para os mercados de construção e indústria. Suas soluções integradas para a reforma, construção leve e descarbonização da construção e da indústria, são desenvolvidas por meio de um processo de inovação contínua e promovem sustentabilidade e performance. O compromisso do Grupo é guiado pelo seu propósito, “MAKING THE WORLD A BETTER HOME”.
- €44.2 bilhões em vendas em 2021,
- Mais de 167 mil colaboradores, localizados em 76 países,
- Compromisso de alcançar a Neutralidade de Carbono até 2050
- No Brasil: 58 fábricas, 52 centros de distribuição, 3 mineradoras, 78 lojas, 6 escritórios e 1 centro de pesquisa e desenvolvimento.