Pesquisa realizada pelo Centro de Estudos Aplicados de Marketing (CEAM) da ESPM percebeu que, por mais que a demanda das BETs continue no hype, a reputação das celebridades que divulgam vem caindo
Na terça-feira (13), a influenciadora Virginia Fonseca que soma mais de 52 milhões de seguidores compareceu ao Senado Federal depois de ser convocada para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets. De todas as declarações, uma que se destaca, é a que ela diz não se arrepender dos anúncios que fez para empresas de apostas.
A pesquisa identificou que, apesar da demanda por BETs seguir em alta, mesmo com a regulamentação por parte do governo, a reputação das celebridades vai em sentido oposto. A má reputação da categoria faz com que as celebridades associadas a essas marcas sejam percebidas como “menos confiáveis” por 68% dos entrevistados. A pesquisa, realizada em novembro de 2024, analisou o comportamento do consumidor em sites de apostas online.
Apesar de potenciais preocupações com a reputação, as marcas de apostas (BETs) são bem recebidas pelos torcedores de futebol. Os fãs não só aprovam a presença dessas marcas como patrocinadoras de seus clubes (43% manifestam gostar), mas também demonstram uma forte disposição para apostar mais no futuro. Entre os entrevistados, 39% indicam que apostarão frequentemente se uma BET patrocinar seu time, e outros 41% planejam aumentar suas apostas nessa eventualidade.
“As BETs são percebidas dentro de diferentes aspectos. Um tema que tem sido alvo de muitas discussões no país atualmente. Nosso objetivo é identificar o comportamento destes consumidores e caminhos a serem seguidos pelas marcas”, diz Evandro Luiz Lopes, diretor acadêmico de pesquisa e Pós Stricto da ESPM, escola de referência, autoridade em Marketing e Inovação voltada para negócios.
Ainda de acordo com a pesquisa, 23% dos entrevistados gastam 10% ou mais do orçamento mensal e pretendem seguir “investindo”. Para 44% dos respondentes, a percepção é de que as BETs são reguladas, porém não são honestas.
Apesar da percepção de falta de confiabilidade e da alta demanda, a principal força que impulsiona pessoas de todas as idades a continuar usando plataformas de apostas (BETs) é a expectativa de lucro. Quando perguntados diretamente sobre suas motivações, 24% dos usuários afirmaram que buscam “ganhar dinheiro”.
Essa busca por ganhos financeiros explica o destaque das apostas online no cenário do entretenimento. A pesquisa revelou que as BETs já são a segunda modalidade de jogo mais consumida pelos entrevistados, representando cerca de 25% do total, perdendo apenas para a Loteria.
Metodologia da pesquisa
Com nível de confiança de 95%, a pesquisa, conduzida pelo CEAM – Centro de Estudos Aplicados de Marketing, ouviu 400 usuários de sites de apostas em todo o Brasil durante o mês de novembro de 2024. Além de aspectos atitudinais, o Centro avaliou aspectos de lembrança de marca, relação com clubes patrocinados e celebridades no contexto das empresas de apostas online.